Obsidiana

Ir em baixo

Obsidiana Empty Obsidiana

Mensagem por Admin em Qui Jun 08, 2017 4:28 pm

Obsidiana

A obsidiana apresenta uma coloração escura, estrutura vítrea, não cristalina, que resulta do arrefecimento muito rápido do magma, sem permitir a sua cristalização. A natureza vítrea da obsidiana, confere-lhe a uma elevada dureza (5-6 na escala de Mohs) e fragilidade, pelo que fratura na forma concoide, produzindo lâminas com gume muito afiado.
A obsidiana é um material semelhante a um mineral, mas não é um verdadeiro mineral por não ser cristalina, sendo assim designada por mineraloide.
A designação obsidiana tem origem, no explorador romano Obsius, que a terá encontrado pela primeira vez na Etiópia e levado para Roma.
A obsidiana era já conhecida na Antiguidade, sendo usada pelas civilizações Egípcias, Gregas e Romanas. Devido à sua capacidade em formar lâminas cortantes de elevada dureza levou a que a obsidiana fosse utilizada no passado na confeção de ferramentas de corte e de perfuração. Foi igualmente empregue no fabrico de objetos ornamentais de grande valor, como estátuas e taças. Na Idade Média era atribuída à obsidiana poderes terapêuticos (tratamento de dores de cabeça e pesadelos) e sobrenaturais (afastar demónios e prever o futuro). Para os Aztecas era considerada sagrada, utilizada no fabrico de armas e para a cicatrização de feridas. Atualmente é usada no fabrico de objetos ornamentais e recentemente foi utilizada na produção experimental de lâminas cirúrgicas de bisturis com grande precisão.
A obsidiana tem em geral uma coloração escura, mas a cor varia em consequência da presença de impurezas. As variantes mais conhecidas são a obsidiana negra, castanha e floco-de-neve (que resulta da inclusão de pequenos cristais brancos de cristobalite no seio do vidro negro).
No território nacional, encontra-se obsidiana negra, abundantemente distribuída na maioria das ilhas dos Açores.
Características principais:
Classe: Rocha vulcânica vítrea
Sistema cristalino: ---
Dureza: 5
Densidade: 2,33 a 2,42
Clivagem: Não apresenta
Fratura: Concoidal
Cor: Cinzento escuro a negro
Traço: Incolor
Brilho: Vítreo

Obsidiana 250px-Lipari-Obsidienne_%285%29
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/obsidiana


Última edição por Admin em Qua Out 10, 2018 10:24 pm, editado 9 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 80
Data de inscrição : 28/05/2017

Ver perfil do usuário https://www.forum-mineralogia.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum