Fórum de Mineralogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gesso

Ir para baixo

Gesso Empty Gesso

Mensagem por Admin Sáb Jul 22, 2017 11:26 pm

Gesso

O gesso é um mineral produzido a partir do aquecimento da gipsite, um mineral abundante na natureza, e posterior redução a pó da mesma. É encontrado em praticamente em todo o mundo. A sua cor geralmente é branca, mas impurezas podem lhe conferir tons acinzentados, amarelados e rosados.O gesso possui uma dureza de 2 e uma densidade que vai do 2,3 a 2,4. Pode possuir clivagens e a sua risca é de cor branca. A sua cor de florescência é verde.
O gesso forma cristais de espessuras variadas chamados de selenite. Pode ser também encontrado na forma de agregados granulares chamados alabastro.
Este mineral é conhecido há muito tempo, sendo um dos mais antigos materiais de construção, assim como a cal e o barro. Escavações na Síria e na Turquia revelaram que o gesso é utilizado desde há oito mil anos, na forma de rebocos que serviam de apoio a frescos decorativos, no preparo do solo e confeção de recipientes. No século XVIII houve grande generalização no emprego do gesso em construção, de tal forma que a maior parte das edificações foram construídas com painéis de madeira tosca rebocados com gesso.
O gesso é utilizado atualmente na confeção de moldes, na construção civil, em acabamentos de reboco e tetos. Também é usado em aparelhos ortopédicos, trabalhos de prótese dentária, confeção de formas e moldes, imobilização, adubo e fabrico de cimento.
Em Portugal, o gesso encontra-se principalmente na bacia Lusitânica e teve origem evaporítica. Soure, Monte Redondo, Óbidos, Caldas da Rainha, Sesimbra e Loulé são os locais principais onde ocorrem afloramentos de gesso. Estas formações têm idade Jurássica.
Características principais:
Classe: Sulfatos
Sistema cristalino: Monoclínico
Dureza: 2
Densidade: 2,3 a 2,4
Clivagem: Perfeita
Fratura: Irregular
Cor: Incolor (alocromática)
Traço: Branco
Brilho: Vítreo a nacarado
Fluorescência: Verde

Gesso 2Q==
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/gesso


Última edição por Admin em Qua Out 10, 2018 10:34 pm, editado 3 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/05/2017

https://www.forum-mineralogia.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos