Fórum de Mineralogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quartzo

Ir para baixo

Quartzo Empty Quartzo

Mensagem por Admin Ter Jun 20, 2017 12:44 am

Quartzo

O quartzo é o segundo mineral mais abundante no planta Terra, logo atrás do grupo dos feldspatos e entra na constituição do granito. Existem diversas variedades de quartzo, alguns chegando a ser até considerados pedras semipreciosas. Desde a Antiguidade que as variedades de quartzo foram os minerais mais utilizados na confeção de joias e esculturas.
Entre as propriedades físicas do quartzo destaca-se sua dureza 7, na escala Mohs, brilho variável, do vítreo ao fosco, e o mesmo ocorre com a sua cor, que oscila por diversas tonalidades: incolor, rosada, amarela e cinza, de acordo com a variedade.
O quartzo apresenta imensas variedades, sendo as mais conhecidas: cristal de rocha ou quartzo hialino, quartzo citrino, quartzo fumado, quartzo rosa, quartzo verde, ametista, quartzo amarelo, quartzo branco ou leitoso, quartzo azul, olho-de-falcão, olho-de-tigre, olho-de-gato, calcedónia, ágata, cornalina, crisoprásio, heliotrópio, ónix, ágata musgosa, madeira petrificada, sílex, jaspe, prásio, etc…
Devido às suas propriedades físicas, o quartzo é utilizado para diversas utilidades, por exemplo: computadores, construção civil, rádios, ferramentas, química, relojoaria, etc…
Uma vez, que o quartzo ocorre muitas vezes maclado, muito do quartzo utilizado industrialmente é sintetizado. São produzidos grandes e perfeitos cristais não maclados em autoclave por meio do processo hidrotermal.
Portugal é um dos maiores países exploradores de quartzo.
Características principais:
Classe: Silicatos
Sistema cristalino: Trigonal
Dureza: 7
Densidade: 2,65
Clivagem: Não apresenta
Fratura: Concoidal
Cor: Incolor ou diversamente colorido
Traço: Branco
Brilho: Vítreo
Fluorescência: Amarela pouco frequente

Quartzo 260px-Quartz%2C_Tibet
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/quartzo


Última edição por Admin em Qua Out 10, 2018 10:27 pm, editado 2 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/05/2017

https://www.forum-mineralogia.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos