Fórum de Mineralogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamante

Ir para baixo

Diamante Empty Diamante

Mensagem por Admin Seg Out 15, 2018 10:16 pm

Diamante

O diamante normalmente cristaliza com estrutura cúbica, embora também possa cristalizar de forma hexagonal. É comercializado como pedra preciosa (gema) atingindo no mercado valores elevados.
O diamante é o mais duro material de ocorrência natural, com uma dureza de 10 (valor máximo da escala de Mohs). Isto significa que não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância, exceto o próprio diamante; a densidade é de 3,48; o brilho é adamantino, derivado do elevado índice de refração (sendo a gema mais brilhante). No entanto, é muito frágil o que contribuiu para que não fosse talhado durante muitos anos.
O uso como adorno (gema) é milenar, e os que não tem uso joalheiro terão uso industrial, para confeção de equipamentos da indústria eletrónica e ótica, assim como em equipamentos para perfuração do solo, pois devido à sua elevada dureza são excelentes abrasivos.
A maior jazida do mundo conta com 10 vezes mais diamantes do que todas outras jazidas atualmente conhecidas. Situa-se numa cratera com extensão de 100 km na Rússia. Esta cratera teve origem, com a queda de um meteorito, e seus diamantes são mais duros e resistentes, do que os encontrados noutros lugares, devido à elevada pressão e calor gerado no impacto. Outras jazidas importantes no mundo encontram-se na África do Sul e Austrália.
Atualmente, existe a possibilidade de fazer diamantes sintéticos. Mas, o resultado são quase sempre cristais de dimensões reduzidas para poderem ser comercializados como gemas.
Características principais:
Classe: Elementos Nativos
Sistema cristalino: Cúbico
Dureza: 10
Densidade: 3,52
Clivagem: Otaédrica Perfeita
Fratura: Concoidal
Cor: Incolor
Traço: Branco
Brilho: Adamantino
Fluorescência: Azul, rosa, amarela e verde

Diamante 200px-Brillanten
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diamante
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/05/2017

https://www.forum-mineralogia.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos